Destaque pela longa invencibilidade e pelos recordes que tem obtido, o Coritiba ostenta marcas imbatíveis entre os clubes brasileiros em 2011. Ao menos na fria análise dos números das principais competições do futebol nacional.
O Coxa pode não estar na Libertadores da América, como os poderosos Cruzeiro, Santos, Internacional, Grêmio e Fluminense – além do já eliminado Corinthians -, mas se destaca dos demais pelo melhor aproveitamento de pontos. Além disso, o time é um dos oito únicos que disputam as divisões principais dos estaduais e que não perdeu este ano. Destes, apenas Coritiba, Flamengo, Brasiliense e Sampaio Corrêa disputam também outra competição: a Copa do Brasil.
Com 18 vitórias e dois empates, o Coxa tem 93,3% de aproveitamentono ano de 2011
Com 18 vitórias e somente dois empates em 20 partidas, o Coxa conquistou 93,33% dos pontos que disputou em 2011. O segundo melhor neste quesito é o Flamengo, que após três empates seguidos no Campeonato Carioca, viu seu aproveitamento cair para 83,33%. Ao longo do ano, a equipe rubro-negra venceu 12 e empatou quatro de seus 16 jogos.
O dono do terceiro melhor aproveitamento entre os clubes nacionais é o Cruzeiro. Mesmo tendo sofrido uma derrota no Campeonato Mineiro – por 4 a 3 para o rival Atlético -, o time estrelado conquistou 82,05% dos pontos que disputou no ano. E com um futebol mais vistoso que os rivais, com direito a três goleadas na duríssima Libertadores. Brasiliense, com 77,78% de aproveitamento e nenhuma derrota em 18 jogos, e Palmeiras, com 77,19%, fecham a lista de cinco melhores neste aspecto.
Em números absolutos, o Coritiba é o melhor da temporada em outros dois quesitos. Com 51 gols marcados em 2011, a equipe leva vantagem sobre Grêmio, com 46, Cruzeiro e Ceará, ambos com 39, e São Paulo, com 36. Mas os paranaenses perdem na média de gols para os cruzeirenses. A média do Coxa é de 2,55 gols por partida, contra excelentes três gols por jogo dos mineiros.
Também na pontuação total do ano o Coritiba se destaca. O time soma 56 pontos em 2011. Palmeiras e Grêmio, com 44, Ceará e Brasiliense, com 42, e Flamengo, com 40, vêm em seguida.
Números que explicam porque o Coxa bateu o recorde de invencibilidade e igualou o recorde de vitórias consecutivas no Campeonato Paranaense. Em seu ‘quintal’, a equipe não perde há 28 jogos – desde o estadual do ano passado – e venceu as 12 últimas partidas disputadas.
Outros invictos
Além de Coritiba, Flamengo e Brasiliense, outras cinco equipes que disputam a primeira divisão em seus estados estão invictas na temporada. Destas, o Sampaio Corrêa é o único clube que participa também da Copa do Brasil. O time maranhense disputou apenas seis jogos no ano – três em cada campeonato –, conquistando três vitórias e três empates (tem 66,67% de aproveitamento).
O Aracruz-ES, em dez jogos pelo Campeonato Capixaba soma seis vitórias e quatro empates. O Itaporã-MS, também disputa apenas o estadual, e tem duas vitórias e um empate, em apenas três jogos. O Campeonato Maranhense têm mais dois invictos. O Maranhão, que vai a campo nesta segunda-feira, às 20h, diante do Moto Clube, venceu os três jogos que disputou, com 100% de aproveitamento. E o Santa Quitéria, que venceu duas e empatou duas de suas quatro partidas.
fonte: globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.